29 de outubro de 2011, fica marcado o dia em que ocorreu o primeiro encontro da juventude trabalhadora. Reazlizado pela NCST, em parceria com a Secretaria Nacional para assuntos da Mulher e da Juventude e da Secretaria Estadual para assuntos da Mulher e da Juventude e o Sinde hotéis - São Luis - MA, o encontro teve como objetivo, proporcionar á juventude a possibilidade de adquirir novos conhecimentos resgatando assim, o sentido dos principios estéticos éticos e valores morais.
O evento, que visa fortalecer o movimento sindical entre a juventude, teve a presença do atual presidente nacional da NCST, lideranças de sindicatos como sindacs, sindehotéis e de entidades estudantís como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e militantes da União da Juventude Socialista.
Encontro extremamente importante, no sentido de engajar a juventude no movimento sindical na construção de uma futura sociedade equilibrada.
É notável que atualmente a participação da juventude nos movimentos sociais no Brasil é mínima, podemos perceber que o movimento estudantil apesar das grandes conquistas, parece esvaziar-se a cada instante.
Seria muito fácil nos perguntar, aonde está aquela juventude que lutou na diretas já, na conquista da Petrobrás, na conquista da meia-entrada. É extremamente importante a participação da juventude nos movimentos sociais e no movimento sindical não deve ser diferente, é necessário abrir as portas para a juventude trabalhadora sindicalista.
É necessário criar uma entidade que os represente de maneira que essa voz também seja ouvida, pois ainda existem jovens sindicalistas politizados no estado do maranhão.
A aprimoração das habilidades e interesses ativos, com ações diretas com dirigentes sindicais e jovens trabalhadores industriários e os que buscam o primeiro emprego, do trabalho e da organização sindical.
Estiveram presentes militantes da União Nacional dos Estudantes, lideranças de sindicatos como o Sindehotéis, Sindacsslz e o presidente estadual da NCST.
O encontro ainda teve a participação de José Calixto Ramos, Presidente nacional da CNTI e da NCST.
No início do evento ainda pela manhã, foi ministrada uma palestra com tema: Juventude no mundo globalizado com o Sr. Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho, Diretor Executivo da Àrea de Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas da Contratuh e Presidente do Sintibref-MG.
Ao meio dia foi servido o almoço e logo após atividades e intervenções da juventude,foi ministrada outra palestra com a Srª Tásia Maria Lemos Ferreira, com tema Juventude e Culturaa Srª Tássia é antropóloga em educação.
Logo mais, ouve uma atividade cultural educativa com a juventude e pra encerrar a entrega dos certificados.
0 comentários:
Postar um comentário